Os produtores brasileiros, principalmente os que cultivam milho e que estão iniciando ou já iniciaram o plantio da safra este ano, estão enfrentando grandes desafios. Um deles, é a forte estiagem que atinge o País. Diante do iminente risco até de desabastecimento de água em muitas regiões, os produtores não têm margem para errar e cometer desperdícios do tão valioso recurso, por isso é fundamental ter um eficiente manejo de irrigação. Para ajudar os agricultores nessa missão, o consagrado FieldNET by Lindsay passa a ter mais uma função o WaterTrend, que auxilia no manejo da irrigação, minimizando o risco de ter excesso ou falta de água nas lavouras.
O novo recurso não terá cobrança adicional nem requer mudança de assinatura. Com essa integração de tecnologias o produtor tem na mão a previsão do tempo dos 15 dias subsequentes, além disso, a função informa se há chuva prevista, e qual será a demanda hídrica da cultura nos próximos 7 dias de acordo com o seu estádio de crescimento.
Assim, o agricultor terá mais informações para realizar o seu manejo da irrigação. “Além das previsões, modelo de crescimento e evapotranspiração real da cultura, o irrigante poderá contar ainda com a inteligência do FieldNET para auxiliá-lo na melhor tomada de decisão”, destaca o analista de engenharia da Lindsay América do Sul, Gabriel Guarda.
O WaterTrend é configurado de maneira muito simples pelo FieldNET, a partir do aplicativo disponível para smartphones. Basta inserir a cultura, data de plantio e seu ciclo. “No caso do milho, por exemplo, deve-se acrescentar a soma de graus-dia para a maturidade fisiológica. Com essas informações, a inteligência da ferramenta combinará automaticamente os dados com informações meteorológicas precisas. Em seguida, por meio de modelagem avançada, o sistema vai monitorar o crescimento da cultura e calcular o consumo e a demanda hídrica por meio de evapotranspiração prevista para a semana seguinte”, diz Guarda.