Apesar da estimativa da segunda maior safra da história do Rio Grande do Sul, segundo a Emater/RS, os efeitos do La Niña devem ter seus reflexos no estado, com pouca chuva e previsão de estiagem, principalmente a partir de novembro.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através de seus diversos departamentos, desenvolve ações permanentes de combate à estiagem, com programas que visam a redução do déficit hídrico e o aumento da produção. Além de ações pontuais, direcionadas ao produtor nos períodos mais críticos.

Entre os programas estão a implantação de redes de água, a construção de açudes, a perfuração de poços e o estímulo ao aumento da área irrigada.

“Nós sabemos das dificuldades que os produtores gaúchos vêm enfrentando. Tivemos uma severa estiagem no início deste ano, na sequência o agravamento da pandemia, e mesmo assim os agricultores mostraram a sua força, continuaram produzindo, e ajudaram a garantir o abastecimento. Desde o início do ano intensificamos programas existentes na Seapdr, quase triplicamos o número de poços perfurados se compararmos à 2019, demos continuidade na construção de microaçudes e inovamos com a criação da Câmara Temática da Irrigação, visando incentivar o aumento da área irrigada no Estado e diminuir a burocracia para a instalação de pivôs”, destaca o secretário Covatti Filho.

Construção de poços e açudes

Um dos programas da Secretaria é o de construção de poços tubulares profundos. Neste ano, até outubro, foram perfurados 69 poços e realizadas 7 limpezas, atendendo a aproximadamente 5.320 famílias, distribuídas em diversas regiões. Em 2019, foram perfurados 37 poços e realizadas 2 limpezas.

Já o programa Segunda Água promove o acesso à água, visando à produção agrícola no meio rural junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, com recursos do Ministério da Cidadania. Em 2019 e 2020 foram construídos 557 microaçudes para irrigação e piscicultura, beneficiando 557 famílias, em municípios da Região Sul e no Vale do Rio Pardo. Também foram entregues 339 kits de irrigação por gotejamento para aquelas famílias que desenvolvem o cultivo de hortaliças. Nestes dois anos estão sendo investidos de R$ 3,2 milhões.

Até dezembro, o programa deve construir mais 150 microaçudes e distribuir mais 200 kits de irrigação por gotejamento nos municípios de Passa sete, Segredo, Ibarama, Tunas, Boqueirao do Leao, Sinimbu, Pelotas e São José do Norte.

O programa de Apoio à Ampliação da Infraestrutura Rural construiu, até o momento, 289 microaçudes, atendendo 289 famílias em 29 municípios. Em 2019, foram construídos 551 microaçudes, beneficiando 551 famílias em 73 municípios.